Fifa suspende Suárez por nove jogos e atacante está fora da Copa

Uruguaio é proibido inclusive de entrar em estádios para assistir a jogos de futebol

O atacante Luis Suáres foi suspenso pela Fifa por nove jogos, após o uruguaio ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, na última partida das duas seleções no Grupo D da Copa do Mundo, realizada na última terça-feira (24). A entidade informou da decisão na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF), deve pagar multa de 100 mil francos suíços pela mordida do jogador.

“Tal comportamento não pode ser tolerado em um campo de futebol, particularmente em uma Copa do Mundo, onde milhões de olhos estão voltados às estrelas em campo”, explicou a Fifa, em comunicado.

Foram considerados relatórios de juízes, declarações das partes, testemunhas, provas materiais, áudio e gravações de vídeo do lance, antes da decisão, anunciada pela porta-voz da Fifa, Delia Fischer. Suárez “está proibido de participar de qualquer atividade do futebol” pelos próximos quatro meses – o veto inclui até mesmo a entrada em qualquer estádio no qual a seleção uruguaia esteja jogando até lá.

O uruguaio foi enquadrado nos artigos 48, parágrafo 1, do código disciplinar da Fifa, e o artigo 57. A Adidas e a 888, patrocinadoras da seleção uruguaia, disseram que estão analisando o caso.


COMENTÁRIOS