Dilma e Putin se encontram em Brasília antes de seguirem para reunião do Brics

Ivan Richard, repórter da Agência Brasil 

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia oficial de chegada do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2014. (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia oficial de chegada do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2014. (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

Antes de seguirem para a 6ª Reunião de Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que começa hoje (14), em Fortaleza, no Ceará, os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Rússia, Vladimir Putin, reúnem-se em Brasília para assinar atos entre os países.

Os dois mandatários têm encontro reservado no Palácio Planalto, seguido de reunião ampliada, com a participação de ministros dos dois países. Está prevista ainda uma declaração à imprensa e depois almoço que será oferecido pela diplomacia brasileira no Palácio Itamaraty.

A partida da presidenta Dilma Rousseff para Fortaleza está prevista para as 18h. Já o mandatário russo segue para a capital cearense à tarde. Os dois presidentes estiveram reunidos ontem (13), durante a final da Copa do Mundo, no Estádio do Maracanã. Na ocasião, Dilma passou, simbolicamente, a Putin a sede da Copa. O próximo mundial será realizado na Rússia, em 2018.

No encontro do Brics, empresários dos países que compõem o bloco vão debater o comércio e os investimentos entre os cinco países. Hoje se encontram também em Fortaleza os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais do bloco, além dos ministros do Comércio, e diretores de bancos de desenvolvimento dos cinco países.


COMENTÁRIOS